Topo

"Rei da cocaína" italiano é preso no Uruguai após 23 anos foragido

Italian Police via AP
Imagem: Italian Police via AP

Isla Binnie

Em Roma

04/09/2017 09h12

Rocco Morabito, um dos criminosos mais procurados da Itália condenado por associação com a máfia, tráfico de drogas e outros crimes graves, foi preso no Uruguai, após 23 anos foragido, informou nesta segunda-feira o Ministério do Interior italiano.

Morabito era considerado o principal fugitivo entre os membros da 'Ndrangheta, organização mais poderosa do crime organizado italiano. O grupo é um dos principais importadores da cocaína produzida na América do Sul.

O criminoso italiano, de 50 anos, foi preso na cidade litorânea de Punta del Este depois que as polícias e autoridades uruguaias e italianas trabalharam em conjunto para determinar sua verdadeira identidade, disse o ministério em comunicado.

3.set.2017 - Rocco Morabito, um dos criminosos mais procurados da Itįlia condenado por associaēćo com a mįfia, trįfico de drogas e outros crimes graves, foi preso no Uruguai, após 23 anos foragido, informou nesta segunda-feira o Ministério do Interior italiano.  - Carabinieri  via AP - Carabinieri  via AP
Morabito em foto sem data
Imagem: Carabinieri via AP

Conhecido como "rei da cocaína de Milão", Morabito era procurado desde 1994, quando foi descoberto pagando 8 milhões de dólares para importar quase uma tonelada da droga, de acordo com o jornal italiano Corriere della Sera.
 
Um mandado internacional de prisão foi emitido em 1995 com o objetivo de encontrá-lo e extraditá-lo para a Itália, onde já foi condenado a 30 anos de prisão.