Topo

Trump aumenta ameaças à Coreia do Norte enquanto Pyongyang faz evento contra EUA

24/09/2017 10h53

Por Haejin Choi e Michelle Nichols

LONDRES (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retomou a retórica contra a Coreia do Norte neste fim de semana, alertando o ministro das Relações Exteriores do país que ele e o líder Kim Jong-Un "não estarão por perto por muito tempo", com Pyongyang montando um grande evento contra os EUA.  

O Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, disse durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no sábado, que mirar os EUA com seus foguetes era inevitável após o "Sr. Presidente Maligno" ter chamado o líder de Pyongyang de "piloto de foguete" em uma missão suicida.

"Acabei de saber que o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte falou na ONU. Se ele estiver transmitindo os pensamentos do pilotinho de foguete, eles não estarão por perto por muito tempo”, disse Trump, no Twitter, sábado à noite.

Trump e Kim têm trocado cada vez mais insultos e ameaças pessoais enquanto Pyongyang corre para atingir sua meta de desenvolver um míssil nuclear capaz de atingir os Estados Unidos - algo que Trump jurou impedir.  

Analistas dizem que o crescimento da retórica está aumentando os riscos de um erro de cálculo de um lado ou do outro que pode gerar repercussões massivas.

A KRT, televisão estatal da Coreia do Norte, exibiu um vídeo no domingo mostrando dezenas de milhares de pessoas participando de um evento contra os Estados Unidos na praça Kim Il Sung em Pyongyang.

A KCNA, agência de notícias oficial da Coreia do Norte, disse que mais de 100 mil pessoas se reuniram para o evento no sábado e fizeram discursos apoiando os comentários que Kim fez mais cedo esta semana.

"Estamos aguardando o momento certo para ter a batalha final contra os EUA, o império maligno, e remover os EUA do mundo", disse a KCNA, citando Ri Il-bae, comandante dos Guardas Vermelhos. "Uma vez que o respeitoso comandante supremo Kim Jong-Un der a ordem, nós iremos aniquilar o grupo de agressores”.

(Reportagem adicional e texto por Lincoln Feast em Sydney)