Topo

Governo saudita demite secretário de Educação por imagem de Yoda em livro didático

Mestre Yoda, personagem do Star Wars - Reprodução
Mestre Yoda, personagem do Star Wars Imagem: Reprodução

Em Dubai

26/09/2017 13h20

Autoridades da Arábia Saudita demitiram um funcionário de educação de primeiro escalão e outros supervisores depois que se descobriu um livro didático que incluiu uma imagem manipulada do falecido rei Faisal sentado próximo de Yoda, personagem do universo fictício de "Star Wars", relatou a mídia saudita nesta terça-feira.

A demissão também foi motivada por outros erros em vários livros didáticos, inclusive de história, química, inglês e educação religiosa.

O Ministério da Educação recolheu livros didáticos com uma foto de capa de Yoda sentado perto do rei Faisal no momento em que este assinava a Carta das Nações Unidas em 1945, segundo a mídia do país.

O diário de língua árabe Okaz noticiou que o ministro da Educação encerrou o contrato do subsecretário de Currículo e do Departamento de Programas Educativos, Mohammed bin Attiyah al-Harthi, e de funcionários encarregados de revisar e aprovar os livros didáticos.

O jornal online sabq.org e o diário em árabe Al-Madinah publicaram reportagens semelhantes em seus sites. Elas foram veiculadas depois de Harthi negar as acusações de que um livro didático de ciência social continha erros. Ele acusou críticos de explorarem os equívocos para obter fama, disse o Okaz.

Segundo o jornal, Harthi disse que permanecerá fiel ao reinado, apesar da demissão.

O artista que acrescentou a imagem de Yoda à foto do rei Faisal afirmou não saber que a montagem seria usada na capa do livro didático, relatou a mídia saudita.

Ele disse ter idealizado a imagem em 2013 como parte de um projeto concebido para "criar uma ponte entre a geração jovem e grandes eventos históricos" misturando a cultura popular de filmes norte-americanos com acontecimentos reais.

(Por Sami Aboudi)