Topo

Furacão Nate se fortalece sobre Golfo do México após deixar 25 mortos

O furacão Nate causou estragos na Costa Rica e está a caminho da Costa dos EUA - Juan Carlos Ulate/Reuters
O furacão Nate causou estragos na Costa Rica e está a caminho da Costa dos EUA Imagem: Juan Carlos Ulate/Reuters

07/10/2017 13h57

O furacão Nate se fortaleceu levemente neste sábado (7) conforme se moveu pelo Golfo do México, ameaçando atingir a região central da Costa do Golfo dos Estados Unidos como uma tempestade de categoria 2 após matar ao menos 25 pessoas na América Central.

As chamadas bandas exteriores do furacão devem atingir partes da Costa do Golfo dos EUA com ventos de força de tempestade tropical na noite deste sábado, com o centro da tempestade previsto para alcançar a terra entre hoje e amanhã (8), disse o porta-voz do Centro Nacional de Furacões dos EUA, Dennis Feltgen.

Grandes portos da região central da Costa do Golfo dos EUA foram fechados para entrada e saída neste sábado, conforme o Nate se intensificou.

A Guarda Costeira dos EUA ordenou os fechamentos, começando às 8 horas, no horário local.

O furacão de categoria 1, a mais fraca na escala de cinco categorias usada por meteorologistas, deve se fortalecer para categoria 2 antes de atingir o solo, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

A previsão é de que o Nate vire para o nordeste do país após atingir a costa, em um caminho que passaria por dentro do Alabama.

A governadora do Alabama, Kay Ivey, pediu para moradores de áreas que enfrentam fortes ventos e tempestades tomarem precauções, dizendo que o Alabama pode ser o mais atingido.

(Por Jessica Resnick-Ault e Rod Nickel; reportagem adicional de Brendan O'Brien, em Milwaukee; Alex Dobuzinskis, em Los Angeles; Oswaldo Rivas, em Managua; Erwin Seba e Gary McWilliams, em Houston)