Topo

Desertor da Coreia do Norte recupera consciência; vídeo mostra fuga desesperada sob tiros

A imagem capturada de um trecho do vídeo divulgado pelo Comando das Nações Unidas, mostra um momento em que membros do exército norte-coreanos estão correndo atrás do soldado norte-coreano que fugiu para a Coreia do Sul - AFP PHOTO / UNITED NATIONS COMMAND (UNC)
A imagem capturada de um trecho do vídeo divulgado pelo Comando das Nações Unidas, mostra um momento em que membros do exército norte-coreanos estão correndo atrás do soldado norte-coreano que fugiu para a Coreia do Sul Imagem: AFP PHOTO / UNITED NATIONS COMMAND (UNC)

Haejin Choi e Josh Smith

Em Seul

22/11/2017 09h51

Guardas de fronteira da Coreia do Norte estavam a poucos passos de um colega soldado quando abriram fogo, e um deles cruzou brevemente a divisa durante perseguição ao desertor ferido enquanto ele corria para o lado sul-coreano, mostrou um vídeo divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Comando da Organização das Nações Unidas (ONU) em Seul.

O desertor ficou gravemente ferido, já que foi atingido ao menos quatro vezes pelos disparos enquanto realizava a fuga desesperada no dia 13 de novembro. Ele foi levado por um helicóptero militar dos Estados Unidos a um hospital de Suwon, no sul de Seul.

Médicos anunciaram nesta quarta-feira que ele recuperou a consciência depois de passar por duas cirurgias de remoção das balas, e está respirando normalmente e sem ajuda de aparelhos.

"Ele está bem", disse o cirurgião-chefe Lee Cook-Jong em uma coletiva de imprensa em Suwon. "Ele não vai morrer".

Uma autoridade do Comando da ONU disse que a Coreia do Norte foi informada nesta quarta-feira de que violou o acordo de armistício de 1953, que marcou a cessação das hostilidades da Guerra da Coreia.

O funcionário do Comando da ONU informou em uma coletiva de imprensa que um soldado do Exército Popular da Coreia do Norte (KPA) cruzou a Linha de Demarcação Militar, a fronteira entre as duas Coreias, durante alguns segundos enquanto outros disparavam contra o soldado em fuga.

"As descobertas cruciais da equipe de investigação especial são de que o Exército da Coreia do Norte violou o acordo de armistício um, disparando armas através da Linha de Demarcação Militar, e dois, chegando a cruzar a Linha temporariamente", disse Chad Carroll, diretor de relações públicas do Comando da ONU, aos repórteres.

O incidente ocorreu em um momento de tensões elevadas entre a Coreia do Norte e a comunidade internacional devido ao programa norte-coreano de armas nucleares, mas Pyongyang não respondeu publicamente à deserção.

O vídeo dramático começa mostrando um jipe 4x4 do Exército norte-coreano acelerando por estradas vazias rumo à divisa. Em um posto de segurança, um guarda norte-coreano marcha impassivelmente rumo ao veículo que se aproxima, mas depois corre em sua perseguição ao vê-lo seguir adiante.

Mais adiante o jipe cai em uma vala e o motorista o abandona depois de tentar inutilmente liberá-lo, correndo para atravessar a fronteira poucos segundos antes de ao menos quatro dos guardas aparecerem de armas em punho.

Um deles se agacha junto a uma pilha de folhas mortas para disparar e depois corre adiante, parecendo cruzar brevemente a linha divisória entre os dois países e recuando em seguida.

Coreia: uma península dividida em dois; entenda

AFP