Topo

Kim Jong-un condecora cientistas e promete novas armas nucleares

11.dez.2017 - Kim Jong-un durante conferência da indústria militar da Coreia do Norte - AFP PHOTO / KCNA VIA KNS
11.dez.2017 - Kim Jong-un durante conferência da indústria militar da Coreia do Norte Imagem: AFP PHOTO / KCNA VIA KNS

Christine Kim

Em Seul

13/12/2017 10h34

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, prometeu desenvolver mais armas nucleares na terça-feira enquanto condecorava pessoalmente cientistas e funcionários que contribuíram para o desenvolvimento do míssil balístico intercontinental (ICBM) mais avançado de Pyongyang, o Hwasong-15.

Analistas e autoridades governamentais acreditam que o Hwasong-15, que foi testado em 29 de novembro, tem capacidade de alcançar todo o território continental dos Estados Unidos.

Mas especialistas também creem que a Coreia do Norte ainda precisa melhorar algumas questões técnicas antes de atingir plenamente o objetivo de desenvolver um míssil com ogiva nuclear capaz de atingir a totalidade dos EUA.

Kim Jong Un disse na terça-feira que os cientistas e trabalhadores continuarão a fabricar "mais armas e equipamentos de ponta" para "fortalecer a potência nuclear em qualidade e quantidade", relatou a agências de notícias KCNA nesta quarta-feira.

O líder norte-coreano se pronunciou no encerramento de uma conferência de munições rara de dois dias em comemoração ao Hwasong-15. Kim ainda afirmou que seu país deveria desenvolver e fabricar armas mais diversificadas.

Ele entregou medalhas "àqueles no campo da ciência de defesa que concretizaram mais fiel e perfeitamente o plano do Partido para criar uma força nuclear estratégica, testaram com sucesso o ICBM Hwasong-15 e com isso demonstraram a dignidade e o poder de nosso poderoso Estado ao redor do mundo mais uma vez", disse a KCNA, sem identificar os premiados.

Eles receberam sete medalhas, incluindo a Ordem de Kim Il Sung e a Ordem de Kim Jong Il, as maiores da RPDC (República Popular Democrática da Coreia, o nome oficial do país).

Além das medalhas, a KCNA disse que os cientistas e funcionários receberam relógios com os nomes de Kim Il Sung e Kim Jong Il, o avô e o pai do atual líder da nação, gravados.

"Ele declarou solenemente que o desenvolvimento de novos sistemas de armas estratégicas, incluindo a bomba A, a bomba H e o ICBM Hwasong-15, com esforços e tecnologia nativos e a concretização da grande causa de completar a força nuclear estatal servem como uma grande vitória histórica de nosso Partido e do povo de nosso país", acrescentou a mídia estatal, citando Kim.

Anteriormente o país isolado disse que teve sucesso no desenvolvimento de bombas atômicas e de hidrogênio em meio à realização de seis testes nucleares desde 2006, o mais recente deles em setembro deste ano, mas nenhuma entidade externa conseguiu confirmar tais anúncios.

#LigadoNoMundo: Qual o tamanho da ameaça nuclear hoje?

UOL Notícias