Topo

Vice-diretor do FBI pede demissão em meio a críticas de Trump

O ex-vice-diretor do FBI, Andrew McCabe - Eric Thayer/ Reuters
O ex-vice-diretor do FBI, Andrew McCabe Imagem: Eric Thayer/ Reuters

Sarah N. Lynch, de Washington

29/01/2018 17h52

O vice-diretor do FBI, Andrew  McCabe, criticado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por suposta parcialidade contra Trump e a favor da candidata democrata da eleição de 2016, Hillary Clinton, pediu demissão como autoridade número 2 da agência.

McCabe deve deixar o FBI em março. Ele irá continuar em licença até sua data de aposentadoria. Perguntada sobre a saída de McCabe, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse a jornalistas: "Posso dizer que o presidente não fez parte desse processo de tomada de decisão". Sanders também afirmou que Trump continua a ter "plena confiança" no diretor do FBI, Christopher  Wray.

McCabe se tornou um alvo de parlamentares republicanos e do presidente republicano por conta da investigação do FBI sobre o uso de Hillary de um servidor particular de emails enquanto trabalhava como secretária de Estado. Nenhuma acusação foi feita contra Hillary.

Diversos comitês parlamentares liderados por republicanos realizaram inquéritos sobre se o FBI administrou mal a investigação sobre Hillary e apresentou parcialidade a favor dela. Democratas disseram que estes inquéritos possuem objetivo de prejudicar e distrair a investigação do procurador especial Robert Mueller sobre suposto conluio da campanha presidencial de 2016 de Trump com a Rússia.

McCabe se tornou um alvo de republicanos em parte porque sua esposa concorreu anteriormente a um assento no Senado estadual da Virgínia e recebeu doações do então governador da Virgínia, Terry McAuliffe, um aliado próximo de Hillary e do ex-presidente Bill Clinton.

Trump usou o Twitter nos meses recentes para criticar McCabe, perguntando como ele pôde estar no comando da investigação sobre Hillary quando sua esposa recebeu doações de "marionetes dos Clinton".