Topo

Marun vê abuso em prisões de amigos de Temer e diz que Planalto não considera 3ª denúncia

O ministro Carlos Marun - Folhapress
O ministro Carlos Marun Imagem: Folhapress

Lisandra Paraguassu

De Brasília

29/03/2018 19h08

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, criticou o que chamou de abusos e coincidências na operação desta quinta-feira que prendeu temporariamente dois antigos auxiliares e amigos do presidente Michel Temer.

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira o ex-assessor especial da Presidência José Yunes e o coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, entre outras pessoas, aumentando a pressão sobre o presidente no âmbito do chamado inquérito dos portos.

Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. [nL1N1RB14G]

Marun disse que não acredita em coincidências, que quando o Brasil reage economicamente surgem "flechas envenenadas" dirigidas ao presidente.

Para o ministro, estão buscando coisas de muitos anos atrás porque não encontraram nada no inquérito dos portos, no qual Temer é investigado sob suspeita de ter beneficiado a empresa Rodrimar.

Marun disse que o presidente está muito mais tranquilo do que imaginava e que o Planalto não trabalha com a hipótese de uma nova denúncia contra Temer, já que ela seria absolutamente inconstitucional, na opinião dele.