Topo

Ex-presidente dos EUA George H.W. Bush é internado em estado grave, um dia após funeral da mulher

AFP PHOTO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / MARK WILSON
Imagem: AFP PHOTO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / MARK WILSON

Austin

23/04/2018 20h45

O ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush foi internado em um hospital de Houston no domingo (22), após contrair uma infecção que se espalhou para o sangue, disse um porta-voz da família nesta segunda-feira (23).

Bush, 93, foi internado no Houston Methodist Hospital um dia depois do funeral de sua esposa, Barbara Bush, declarou o porta-voz Jim McGrath.

"Ele está respondendo a tratamentos e parece estar se recuperando", disse McGrath em um comunicado.

Bush cumpriu um único mandato na Casa Branca, de 1989 a 1993. Não conseguiu se reeleger devido a crescente crise econômica nos EUA e da violência nas grandes cidades norte-americanas no começo dos anos 1990. Nas eleições presidenciais de 1992 foi derrotado pelo governador de Arkansas, o democrata Bill Clinton.

Ele é pai do ex-presidente republicano George W. Bush, que cumpriu dois mandatos, de 2001 a 2009, e do ex-governador da Flórida Jeb Bush, que tentou sem sucesso a nomeação republicana de 2016 para presidente.

A ex-primeira-dama Barbara Bush, única mulher norte-americana a ver o marido e o filho empossados como presidente, morreu na terça-feira (17) passada aos 92 anos.

O ex-presidente foi hospitalizado em diversas ocasiões durante os últimos anos por diferentes motivos. Em 2017, foi internado por causa de um problema respiratório agudo decorrente de uma pneumonia. Em julho de 2015, quebrou uma vértebra do pescoço em uma queda e, em 2012, passou as férias natalinas no Hospital Metodista de Houston por conta de uma bronquite e uma infecção viral. Nos últimos tempos, se locomovia apenas com cadeira de rodas. 

Em contrapartida, o ex-presidente comemorou alguns aniversários recentes de forma atípica para a idade: quando fez 90 anos, saltou de paraquedas para mostrar sua vitalidade. Fez o mesmo cinco anos antes, para celebrar os 85. Ao todo, ele saltou de paraquedas oito vezes em sua vida, sendo a primeira durante a Segunda Guerra Mundial, quando seu avião foi abatido no Pacífico.  Ele foi condecorado por bravura em ação.

(com agências de notícias)