Topo

Chanceler britânico diz que Brexit pode gerar 'colapso' e Trump teria feito acordo melhor

Tonby Melville/Reuters
Imagem: Tonby Melville/Reuters

Costas Pitas

08/06/2018 09h36

O secretário das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, alertou que a desfiliação britânica da União Europeia pode fracassar, mas que tudo "dará certo no final" e que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotaria uma postura mais rigorosa se estivesse conduzindo as conversas, de acordo com o BuzzFeed.

Os comentários de Johnson foram gravados em segredo durante um jantar na noite de quarta-feira e obtidos pelo site de notícias, que os divulgou na quinta-feira horas depois de ministros chegarem a um consenso sobre um plano de contingência do Brexit para a fronteira irlandesa.

Johnson disse que a primeira-ministra britânica, Theresa May, está começando a adotar uma linha mais dura, mas que será preciso ter cabeça fria à medida que as conversas se tornarem mais difíceis nos próximos meses.

Na gravação se ouve Johnson dizer: "Acho que Theresa entrará em uma fase na qual ficaremos muito mais combativos com Bruxelas".

"É preciso encarar o fato de que agora pode acontecer um colapso. Certo? Não quero que ninguém entre em pânico durante o colapso. Nada de pânico. Pro bono publico, nada de pânico. Tudo dará certo no final".

Johnson disse que Trump, envolvido em uma batalha com aliados europeus, como Londres, devido à adoção de tarifas sobre o aço, adotaria uma postura mais rigorosa se estivesse a cargo das negociações.

"Imagine Trump cuidando do Brexit", disse Johnson. "Ele entraria com tudo... haveria todo tipo de rompimento, todo tipo de caos. Todos pensariam que ele enlouqueceu. Mas na verdade se pode chegar a algum lugar. É um pensamento muito, muito bom".

Johnson também pareceu criticar o ministro das Finanças, Philip Hammond, que é visto como um dos membros mais pró-europeus do gabinete de May e atraiu críticas de eurocéticos.

O Tesouro é "basicamente o coração do (movimento anti-Brexit) Ficar" e está tentando impedir que o Reino Unido tenha liberdade total na política comercial depois do Brexit mantendo-o preso à união alfandegária da UE e em grande parte ao mercado comum, disse Johnson, segundo o BuzzFeed.

Nesta sexta-feira, Hammond disse que uma abordagem colaborativa é melhor do que uma conflituosa nas negociações com a União Europeia, enquanto uma porta-voz de May disse que a primeira-ministra tem confiança em Johnson.

"A premiê acredita que seu gabinete e seu governo estão trabalhando duro para atender a vontade do povo e trabalhando duro para retomar o controle do nosso dinheiro, leis e fronteiras", disse.