Topo

Metade dos cidadãos dos EUA aprovam modo como Trump lidou com Coreia do Norte

 Prazer em conhecê-lo, senhor presidente, foram as palavras ditas por Kim ao encontrar Trump - AFP
Prazer em conhecê-lo, senhor presidente, foram as palavras ditas por Kim ao encontrar Trump Imagem: AFP

Mary Milliken e Chris Kahn

13/06/2018 16h17

Pouco mais de metade dos norte-americanos disseram aprovar o modo como o presidente Donald Trump lidou com a Coreia do Norte, mas apenas um quarto acredita que a cúpula realizada nesta semana com Kim Jong-un levará à desnuclearização da península coreana, segundo uma pesquisa de opinião Reuters/Ipsos divulgada nesta quarta-feira (13).

Em uma declaração conjunta após sua reunião em Cingapura na terça-feira, o líder norte-coreano se comprometeu a tomar medidas em direção à completa desnuclearização e Trump prometeu garantir a segurança do antigo inimigo dos EUA. 40% dos entrevistados disseram que não acreditam que os países cumprirão as promessas.

Outros 26% disseram que acreditam que os EUA e a Coreia do Norte cumprirão suas promessas, enquanto 34% disseram que não sabiam se eles cumprirão ou não.

39% acreditam que a cúpula diminui a ameaça de uma guerra nuclear entre os EUA e a Coreia do Norte, que tem um forte arsenal nuclear, ligeiramente acima dos 37% que não acreditam que tenha havido qualquer mudança.

Trump, que retornou a Washington cedo nesta quarta-feira, avaliou a reunião com Kim, a primeira entre um presidente em exercício dos EUA e um líder norte-coreano, como um sucesso que removeu a ameaça nuclear da Coreia do Norte. A reunião aparentemente amigável ocorreu em forte contraste à retórica belicosa e aos insultos trocados no fim do ano passado, quando Pyongyang realizou seus maiores testes nucleares e de mísseis.

Trump recebeu uma taxa de aprovação de 51% pelo modo como lidou com a Coreia do Norte e também liderou a lista de líderes que deve receber mais crédito pela cúpula e pelas promessas conjuntas. 40% dizem que o ex-apresentador de reality show deve levar o maior crédito, seguido pelo presidente sul-coreano Moon Jae-in, com 11%. Kim ficou em terceiro com 7%.

A pesquisa de opinião da Reuters/Ipsos foi realizada online em inglês, entre os dias 12 e 13 de junho nos Estados Unidos. Reuniu respostas de mais de 1.000 adultos, incluindo mais de 400 democratas e 400 republicanos.

A sondagem tem um intervalo de credibilidade, uma medida da precisão da pesquisa, de 4 pontos percentuais para a amostra completa e de 6 pontos percentuais para os democratas e republicanos, o que significa que os resultados podem variar em qualquer direção por esse montante.