Topo

Cúpula Trump-Kim custou US$12 milhões, diz governo de Singapura após questionamentos

12.jun.2018 - Trump e Kim Jong-un durante a cúpula em Singapura - KCNA via REUTERS
12.jun.2018 - Trump e Kim Jong-un durante a cúpula em Singapura Imagem: KCNA via REUTERS

Jack Kim

Em Singapura

25/06/2018 10h24

Singapura informou neste domingo que gastou 12 milhões de dólares na hospedagem da cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong Un, menos que relatos anteriores que enfureceram alguns moradores locais.

A maior parte do dinheiro foi para a segurança, disse o Ministério das Relações Exteriores, sem realizar uma análise detalhada.

O primeiro-ministro Lee Hsien Loong havia estimado anteriormente que o evento custaria 20 milhões de dólares a Singapura. A ministra das Relações Exteriores, Vivian Balakrishnan, disse que incluía o custo do quarto de hotel de Kim.

Esses relatórios provocaram indignação de alguns, na Singapura, nas redes sociais, embora um comentarista tenha dito que era um pequeno preço a pagar para contribuir para a paz regional.

Especialistas em marketing disseram que a publicidade gerada a partir da cúpula pode valer mais do que 10 vezes o custo para a minúscula cidade-estado do Sudeste Asiático.

Trump e Kim passaram, cada um deles, três dias em Singapura para a cúpula do dia 12 de junho, onde os dois se comprometeram a trabalhar para acabar com o programa nuclear da Coreia do Norte e melhorar os laços.