Topo

Coreia do Norte alerta aos EUA que negociações de desnuclearização correm risco, diz CNN

Imagem de satélite mostra o que para os EUA são indícios de que a Coreia do Norte não abandonou programa nuclear - Planet Labs Inc/Handout via Reuters
Imagem de satélite mostra o que para os EUA são indícios de que a Coreia do Norte não abandonou programa nuclear Imagem: Planet Labs Inc/Handout via Reuters

28/08/2018 07h23

Autoridades norte-coreanas enviaram uma carta aos Estados Unidos advertindo que as negociações de desnuclearização estão "novamente em risco e podem desabar", relatou a CNN nesta terça-feira (28), citando três pessoas com conhecimento do assunto.

A carta foi entregue diretamente ao secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmando que o governo do líder norte-coreano, Kim Jong-un, sente que o processo não avançou.

Os Estados Unidos ainda não estão prontos para cumprir as expectativas (da Coreia do Norte) em termos de tomar um passo para assinar um tratado de paz

Carta da Coreia do Norte aos EUA, segundo fontes da CNN

A Guerra da Coreia, de 1950 a 1953, terminou em um armistício em vez de um tratado de paz, fazendo com que forças da ONU, lideradas pelos Estados Unidos, ainda estejam tecnicamente em guerra com a Coreia do Norte.

Veja também:

Pyongyang tem deixado claro que vê o fim oficial do estado de guerra como elemento crucial para reduzir as tensões na península coreana.

Entretanto, os Estados Unidos têm se mostrado relutantes em declarar o fim da Guerra da Coreia até que a Coreia do Norte abandone seu programa de armas nucleares.

Segundo a CNN, a carta também afirma que se um meio-termo não puder ser alcançado e as conversas fracassarem, a Coreia do Norte pode retomar "atividades nucleares e de mísseis".