Topo

Partido conservador de Merkel discute futuro após chanceler alemã deixar comando da sigla

Angela Merkel, chanceler alemã - Foto: John Macdougall / AFP
Angela Merkel, chanceler alemã Imagem: Foto: John Macdougall / AFP

Michael Nienaber

Em Berlim

04/11/2018 15h49

 A CDU (União Democrata Cristã), da chanceler alemã Angela Merkel, discutiu neste domingo (4) se deve voltar a ter uma agenda mais conservadora quando Merkel deixar a presidência do partido, enquanto a disputa pela liderança da sigla esquenta.

O apoio a seu parceiro de coalizão (SPD) (Social Democrata), entretanto, atingiu recorde de baixa, de acordo com uma pesquisa publicada horas antes de membros seniores da CDU e do SPD discutirem o futuro dos partidos em reuniões a portas fechadas.

Merkel anunciou na semana passada que renunciaria ao cargo de líder do partido CDU em dezembro, encerrando uma era de quase duas décadas em que moveu gradualmente o partido mais poderoso da Alemanha da direita para o centro.

Sua decisão seguiu dois votos regionais em que o bloco de centro-direita de Merkel e o SPD de esquerda sofreram seus piores resultados eleitorais em décadas, enquanto o ecologista Greens e o Alternative for Germany (AfD)de extrema-direita ganharam apoio.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, um dos três candidatos a substituir Merkel como líder do partido, disse que a CDU diluiu seu perfil ao se tornar centrista demais nos últimos anos.