Topo

EUA relatam 60 novos casos de sarampo em pior surto desde 1994

 A queda na cobertura vacinal em algumas regiões é apontada como causa para surtos de sarampo que têm sido observados em diversos países - Getty Images
A queda na cobertura vacinal em algumas regiões é apontada como causa para surtos de sarampo que têm sido observados em diversos países Imagem: Getty Images

06/05/2019 12h30

O pior surto de sarampo nos Estados Unidos em 25 anos teve mais 60 casos confirmados na última semana, elevando o número total no país para 764, informaram autoridades federais de saúde hoje.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) relatou um aumento de 8,5% no número de casos de sarampo desde 26 de abril, confirmando também que o pior surto da doença no país desde 1994 já chegou a 23 Estados.

A Pensilvânia é o Estado mais recente a ser vitimado pela epidemia desde que o CDC relatou casos em 22 Estados na semana passada.

Autoridades federais de saúde dizem que uma parcela minoritária, mas enfática, de pais que se recusam a vacinar os filhos estimulou o surto, que afeta principalmente crianças que não receberam vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola. Estes pais acreditam que ingredientes da vacina podem causar autismo, algo que provas científicas contradizem.

Embora o vírus tenha sido eliminado do país em 2000, o que significa que não está mais presente continuamente o ano todo, surtos ainda ocorrem devido a viajantes vindos de países onde o sarampo ainda é comum, disse o CDC.

O surto atual se agravou desde as 82 vítimas de 2018, e neste ano mais de 40 pessoas levaram sarampo para os EUA oriundas de outros países, os mais frequentes deles Ucrânia, Israel e Filipinas, segundo autoridades federais.

Trump pede que americanos se vacinem contra sarampo

Band Notí­cias