Topo

Comissão Eleitoral turca rejeita pedido de oposição para anular vitória de Erdogan em 2018

02.dez.2018 - Presidente da Turquia,  Tayyip Erdogan  - Jorge Adorno/Reuters
02.dez.2018 - Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan Imagem: Jorge Adorno/Reuters

13/05/2019 14h06

A Alta Comissão Eleitoral da Turquia (YSK) rejeitou os pedidos de partidos da oposição para anular todos os votos das eleições locais de Istambul, assim como aqueles das eleições nacionais do ano passado, informou a emissora NTV nesta segunda-feira.

Na semana passada, o órgão eleitoral ordenou uma nova eleição municipal em Istambul, citando irregularidades na indicação de autoridades para as zonas eleitorais em resposta a apelações do partido AKP do presidente Tayyip Erdogan, mas não cancelou os votos para administradores distritais, prefeitos e conselhos municipais.

O Partido Republicano do Povo (CHP), principal sigla opositora, e o Partido Iyi (Bom) argumentaram que, se a eleição municipal, que o CHP venceu, foi cancelada, então todos os outros votos em Istambul, além da vitória de Erdogan na votação presidencial de 2018, também deveriam ser anulados porque as mesmas falhas ocorreram nestas eleições.

Depois de semanas de apelações do AKP e de seu aliado nacionalista MHP, a Comissão Eleitoral decidiu na semana passada por uma nova eleição municipal em Istambul que Ekrem Imamoglu, do CHP, venceu com uma vantagem pequena.

Foi a primeira vez em 25 anos em que o que o AKP ou seus antecessores islâmicos perderam o comando de Istambul, que é a maior cidade turca e tem um orçamento de quase 4 bilhões de dólares. O próprio Erdogan iniciou sua carreira política como prefeito de Istambul.

(Por Ezgi Erkoyun e Tuvan Gumrukcu)