Topo

Presidente da China fará visita de 2 dias à Coreia do Norte

10.jan.2019 - Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, aperta a mão do presidente chinês, Xi Jinping, durante visita à China - KCNA via KNS/AFP
10.jan.2019 - Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, aperta a mão do presidente chinês, Xi Jinping, durante visita à China Imagem: KCNA via KNS/AFP

Por Huizhong Wu e Tony Munroe

Em Pequim

17/06/2019 10h24

O presidente da China, Xi Jinping, visitará a Coreia do Norte por dois dias a partir de quinta-feira, disseram as mídias estatais de ambos os dois países hoje, o que o tornará o primeiro líder chinês a visitar o país recluso em 14 anos.

A vizinha China é a única grande aliada da Coreia do Norte, e a visita ocorre em meio a uma disputa prolongada com os Estados Unidos a respeito da desnuclearização norte-coreana.

"Os dois lados trocarão opiniões sobre a situação da península (coreana), e estimularão novos progressos na resolução política da questão da península", disse a emissora oficial chinesa CCTV em uma longa reportagem que dominou o noticiário noturno.

Kim visitou a China quatro vezes desde março de 2018, noticiou a CCTV, acrescentando que a última ocasião assinalou o 70º ano desde que a China e a Coreia do Norte estabeleceram elos diplomáticos.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, realizaram uma cúpula em Cingapura no ano passado e outra em Hanói neste ano, mas as esperanças dos observadores em um avanço iminente rumo à desnuclearização diminuíram desde então.

O último líder chinês a visitar a Coreia do Norte foi Hu Jintao, em 2005.