Topo

França deve usar checagens de fronteira como "ferramenta política" após eventual Brexit sem acordo, diz ministro britânico

Getty Images
Imagem: Getty Images

10/07/2019 19h25

A França provavelmente deve ameaçar atrasos em sua fronteira com o Reino Unido para exercer uma pressão política no caso de um Brexit sem acordo, afirmou o ministro britânico de Finanças, Philip Hammond, nesta quarta-feira.

Hammond, que por repetidas vezes pediu que seus colegas conservadores descartem a saída da União Europeia sem um acordo de transição para suavizar os arranjos de fronteira além de outras questões, repetiu sua visão de que um Brexit sem acordo causaria um grande prejuízo econômico.

Um grande número de exportações e importações britânicas passa na fronteira entre Dover, no sudeste da Inglaterra, e Calais, no norte da França, e empresas britânicas já avisaram da possível escassez de produtos importados caso ocorram atrasos nesse trânsito.

Embora a França seja tecnicamente capaz de administrar as checagens alfandegárias necessárias para um fluxo relativamente tranquilo de bens e veículos após um Brexit sem acordo, o país pode escolher não fazê-lo por razões políticas, disse Hammond em entrevista à rede ITV.

"Eles irão usar o emprego desses sistemas como uma ferramenta política no que será uma boa disputa, caso nós acabemos saindo em um cenário sem acordo. Pense na fronteira entre Espanha e Gibraltar", disse.

O cruzamento da fronteira entre Espanha e Gibraltar é muitas vezes sujeito a horas de atrasos quando a Espanha deseja enfatizar sua antiga objeção ao domínio britânico sobre o território.

Os dois possíveis substitutos de Theresa May na liderança do Partido Conservador e no cargo de primeiro-ministro, Boris Johnson e Jeremy Hunt, se recusaram a descartar neste mês uma saída da União Europeia sem acordo.

(Reportagem de David Milliken)