Topo

Tempestade tropical Barry "potencialmente mortífera" ruma para Nova Orleans

Nova Orleans, nos EUA, se prepara para a chegada da tempestade tropical "Barry" - AFP
Nova Orleans, nos EUA, se prepara para a chegada da tempestade tropical "Barry" Imagem: AFP

Collin Eaton e Kathy Finn

12/07/2019 16h36

As autoridades de Nova Orleans instruíram os moradores da cidade a estocarem suprimentos e se prepararem para se abrigar em suas casas nesta sexta-feira, já que a tempestade tropical Barry "potencialmente mortífera" pode chegar às suas margens na condição de primeiro furacão do Atlântico de 2019.

Embora a tempestade ainda não comporte ventos típicos de um furacão, a previsão é que provoque chuvas torrenciais de até 64 centímetros em certos locais, o que autoridades disseram criar o risco de inundações ao longo da parte baixa, mas já elevada, do rio Mississippi.

"A tempestade tropical Barry é uma tempestade perigosa e potencialmente mortífera", alertou Benjamin Schott, meteorologista do Centro Nacional do Clima, em uma coletiva de imprensa.

"Inundações entre grandes... e recordes serão possíveis."

Autoridades cancelaram um show dos Rolling Stones na noite de domingo. Os moradores receberam ordem de se retirar de algumas áreas próximas, mas o prefeito de Nova Orleans disse que nenhuma retirada foi ordenada na cidade baixa, que fortaleceu suas defesas contra inundações depois do devastador furacão Katrina em 2005.

O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou estado de emergência na Louisiana. A produção petrolífera da região foi reduzida pela metade, e as empresas energéticas esvaziaram instalações de prospecção em alto-mar.

A tempestade Barry tinha ventos máximos de 100 quilômetros por hora na manhã desta sexta-feira, e se localizava 160 quilômetros a sudoeste da desembocadura do rio Mississippi.

Ela provavelmente vai se intensificar e se transformar em um furacão, informou o Centro Nacional de Furacões, com ventos de 119 quilômetros, quando chegar à costa central da Louisiana, no sábado.