Topo

Petrobras investiga causas de fogo na Revap, que passa por manutenção programada

29.set.2019 - Incêndio atingiu a Revap (Refinaria Henrique Lage) na tarde deste domingo (29), em São José dos Campos (SP) - Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo
29.set.2019 - Incêndio atingiu a Revap (Refinaria Henrique Lage) na tarde deste domingo (29), em São José dos Campos (SP) Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo

Por Roberto Samora

Em São Paulo

30/09/2019 10h04Atualizada em 30/09/2019 18h42

A Petrobras informou hoje que analisa as causas de um incêndio ocorrido no meio da tarde de domingo, na refinaria Revap, em diques de tanques que armazenam produtos utilizados na preparação de asfalto e óleo combustível.

Não houve qualquer impacto na produção da refinaria situada em São José dos Campos (SP), em função do incêndio, pois a refinaria estava antes do fogo em parada programada para manutenção, acrescentou a Petrobras.

Segundo a empresa, não houve vítimas, e o incêndio já foi controlado.

A Revap tem capacidade de processar 252.000 barris/dia, equivalente a 14% da produção nacional de derivados de petróleo, segundo informações do site da Petrobras.

A refinaria se destaca pela localização: está situada às margens da Rodovia Presidente Dutra, com acesso aos principais centros consumidores: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e ao Porto de São Sebastião, no litoral norte Paulista.

Procurado pela Reuters, o presidente do Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e Região, Rafael Prado, disse que a refinaria entrou em processo de parada na última quinta-feira.

Segundo ele, ocorreu um vazamento em um taque na sexta-feira, e as equipes investigam se há relação do incêndio de domingo com o primeiro incidente.

A Revap não está entre os ativos de refino que a Petrobras quer vender. A empresa busca vender 8 de suas 13 refinarias, mantendo unidades do Rio de Janeiro e São Paulo.