Topo

Socorristas buscam desaparecidos após passagem de tufão pelo Japão

14/10/2019 14h14

Por Kwiyeon Ha e Kyung Hoon Kim

NAGANO, Japão (Reuters) - Agentes de resgate atravessaram águas enlameadas na altura da cintura nesta segunda-feira em busca de pessoas desaparecidas na esteira de um dos piores tufões a atingirem o Japão no passado recente, e a chuva voltou a cair em algumas áreas afetadas, provocando o temor de novas inundações.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse que vastas áreas foram atingidas pela tempestade e pediu apoio urgente para as pessoas prejudicadas.

Ao menos 56 pessoas foram mortas pelo tufão, que deixou amplos setores de cidades pequenas do centro e do leste do país debaixo d'água. Ainda há 15 desaparecidos e 211 feridos, disse a emissora pública NHK.

Dezenas de milhares de agentes de resgate e uma frota de helicópteros se espalharam pelas áreas afetadas, disseram autoridades.

"Ainda há muitos moradores que ainda não foram localizados. Nosso pessoal uniformizado está trabalhando dia e noite em operações de busca e resgate", disse Abe durante uma reunião de emergência de ministros.

"Os danos ocorreram em uma extensão extremamente ampla de áreas, e mais de 30 mil pessoas ainda estão sendo forçadas a permanecer em estado de retirada. É nossa tarefa urgente oferecer um apoio meticuloso àqueles que foram afetados."

O tufão Hagibis, que significa "velocidade" na língua filipina tagalog, chegou à principal ilha do país, Honshu, no sábado e seguiu para o mar no início da manhã de domingo.