Topo

Esse conteúdo é antigo

Com impeachment mais próximo, autoridades do governo Trump buscam mudar o foco

16.dez.2019 - O presidente americano Donald Trump na Casa Branca, com o vice Mike Pence ao fundo - Brendan Smialowski/AFP
16.dez.2019 - O presidente americano Donald Trump na Casa Branca, com o vice Mike Pence ao fundo Imagem: Brendan Smialowski/AFP

18/12/2019 20h56

Em um dia em que a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos debate se o presidente Donald Trump deve ser destituído do cargo, integrantes de seu governo se espalharam por todo o país para defender que o presidente está fazendo seu trabalho firmemente.

Mesmo enquanto Trump continuava irritado no Twitter por causa da votação de impeachment, o vice-presidente Mike Pence estava em Michigan, um Estado fundamental para a disputa eleitoral de 2020, discutindo o histórico do governo na economia.

O secretário de Justiça, William Barr, também estava em Michigan, anunciando uma repressão a crimes violentos.

O secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, propôs um plano para permitir que os Estados importem medicamentos mais baratos do Canadá, em um esforço para reduzir os custos dos medicamentos —uma preocupação importante de muitos eleitores.

E a secretária de Transporte, Elaine Chao, e outras autoridades defenderam o novo acordo comercial EUA-México-Canadá (USMCA) em canais conservadores de rádio e televisão.

O próprio Trump voou para uma manifestação de campanha em Battle Creek, Michigan, onde era esperado que ele elogiasse suas realizações e criticasse os democratas pelo inquérito de impeachment.

Com Trump buscando a reeleição no próximo ano, toda a atividade representou uma tentativa de convencer os eleitores de que seu governo é capaz de administrar as tempestades que parecem girar constantemente sobre o presidente.

"Os americanos sabem que este presidente está trabalhando para eles", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Stephanie Grisham, à Fox News. "Temos os resultados para provar isso."

A Câmara dos Deputados, liderada pelos democratas, deve votar na quarta-feira sobre o impeachment de Trump por suas negociações com a Ucrânia, enviando o assunto ao Senado dos EUA. Os republicanos que controlam a Casa sugeriram que, em última instância, o liberariam das acusações.

Mas Trump ameaçou arruinar a ideia de seu próprio governo com comentários acalorados sobre o debate de impeachment que está ocorrendo na Câmara.

"MENTIRAS ABOMINÁVEIS DA ESQUERDA RADICAL E DOS DEMOCRATAS, QUE NÃO FAZEM NADA. ESTE É UM ATAQUE À AMÉRICA, E UM ATAQUE AO PARTIDO REPUBLICANO !!!!" ele escreveu no Twitter.