Topo

Presidente do Peru promete sanções mais duras por acidentes de trabalho após mortes no McDonald's

19/12/2019 18h40

Por Marco Aquino

LIMA (Reuters) - O presidente do Peru, Martín Vizcarra, disse que buscará fortalecer as leis trabalhistas para que haja mais "ação concreta" contra empresas envolvidas em acidentes de trabalho, depois que dois funcionários adolescentes morreram em uma franquia do McDonald's no fim de semana.

Vizcarra afirmou, em comentários divulgados na televisão local, que as multas atuais por esses acidentes parecem "insuficientes".

"Não podemos permitir que esse tipo de acidente aconteça e que não haja nenhuma represália além de uma multa", disse ele. "Se a lei é insuficiente para esses casos, temos que corrigi-la."

Todos os 29 restaurantes do McDonald's no Peru estão fechados enquanto a operadora local da cadeia de fast-food, Arcos Dorados Holdings, realiza inspeções após as mortes no domingo de Alexandra Porras, de 18 anos, e Carlos Campo, de 19.

A polícia disse que eles foram eletrocutados em Pueblo Libre, um distrito da capital, enquanto limpavam a cozinha. O incidente provocou protestos locais contra o McDonald's e reivindicações nas mídias sociais, de pessoas que disseram ter trabalhado para a rede de fast-food em condições inseguras de trabalho, baixos salários e trabalho não remunerado.

A Arcos Dorados afirmou em comunicado que ficou "profundamente triste" com a morte dos funcionários e que estava cooperando totalmente com as autoridades locais.