Topo

Esse conteúdo é antigo

Briga entre facções em prisão hondurenha deixa pelo menos 18 mortos

21/12/2019 15h06

TEGUCIGALPA (Reuters) - Pelo menos 18 presos morreram e 16 ficaram feridos em confronto entre gangues rivais em uma penitenciária de Honduras na sexta-feira, disseram autoridades. O episódio foi considerado um dos piores casos de violência prisional do país nos últimos tempos.

Dois dias antes, o governo declarou estado de emergência no sistema prisional, transferindo o controle para as forças de segurança em uma tentativa de combater uma recente onda de violência.

Contudo, uma autoridade militar que não quis se identificar disse à Reuters que as forças de segurança não tomaram formalmente o controle na prisão na cidade de Tela, onde a violência começou.

Até agora, são 18 mortos e 16 feridos na prisão, de acordo com Antonio Coello, porta-voz da agência de segurança FUSINA, que falou à televisão local. Forças de segurança entraram desde então na penitenciária para tentar restaurar a ordem, disseram autoridades.

Rebeliões nas prisões superlotadas de Honduras são frequentes, e facções lutam pelo controle do lado de dentro das grades. Conhecidas como maras, as gangues tornaram Honduras um dos países mais violentos do mundo.

(Reportagem de Gustavo Palencia)