Topo

Esse conteúdo é antigo

Irã diz que acordo nuclear "ainda não está morto", apesar de voltar atrás em compromisso

Leonhard Foeger
Imagem: Leonhard Foeger

Babak Dehghanpisheh

Em Dubai

07/01/2020 12h46

O acordo nuclear do Irã com potências mundiais não foi dissolvido, apesar da decisão de Teerã de abandonar os limites do enriquecimento de urânio exigidos pelo pacto, disse hoje o vice-ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, segundo a agência de notícias estatal Irna.

O Irã disse no domingo (5) que está dando mais um passo atrás em relação a seus compromissos, embora também tenha dito que continuará a cooperar com o órgão de controle nuclear da ONU.

Seu anúncio coincidiu com uma grande escalada nas tensões com os Estados Unidos após o assassinato do comandante militar iraniano Qassim Suleimani em um ataque norte-americano em Bagdá na quinta-feira (2).

O Irã, que afirma que seu programa nuclear é para fins civis, já violou muitas das restrições do pacto em resposta à retirada dos EUA do acordo em 2018 e à reimposição de sanções contra Teerã que afetaram a economia do país.

"O acordo nuclear ainda não está morto", disse Araqchi, que também é um negociador nuclear sênior.

"Estamos prontos para voltar ao pleno cumprimento do acordo, dependendo do fim das sanções e do aumento dos benefícios econômicos do acordo."