Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Câmara dos EUA aprova projeto que prevê teste gratuito e licença médica

5.mar.2020 -A líder da Câmara Nancy Pelosi - Saul Loeb/AFP
5.mar.2020 -A líder da Câmara Nancy Pelosi Imagem: Saul Loeb/AFP

Por David Morgan e Andy Sullivan

14/03/2020 13h37

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou por margem esmagadora no início deste sábado um pacote de ajuda relacionado ao coronavírus que irá fornecer testes gratuitos e licença médica remunerada, em uma tentativa de limitar danos econômicos de uma pandemia que tem fechado escolas, arenas esportivas e escritórios.

Por 363 votos favoráveis e 40 contrários e com apoio de ambos partidos, a Câmara, controlada pelos democratas, aprovou um esforço de bilhões de dólares que expandirá programas de seguridade para ajudar aqueles que podem ter que ficar afastados do trabalho nas próximas semanas.

Economistas dizem que o surto, que infectou 138.000 pessoas em todo o mundo e matou mais de 5.000, pode levar a economia dos EUA à recessão.

O presidente Donald Trump disse que apoia o pacote, aumentando a probabilidade de aprovação no Senado, controlado pelos Republicanos, na próxima semana.

O projeto de 110 páginas é fruto de amplas negociações entre a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, principal representante do presidente Trump sobre o assunto.

Mnuchin pressionou por cortes de impostos, enquanto Pelosi pressionou para expandir os gastos com seguridade. O projeto não inclui o corte de impostos na folha de pagamento de 1 trilhão de dólares que Trump havia pedido.

Pelosi e Trump têm um relacionamento conturbado e não se falam diretamente. "Não havia necessidade disso", disse Pelosi em entrevista coletiva na noite de sexta-feira.

No início do dia, Trump havia acusado os democratas de "não fazerem o que é certo para o país".

O projeto fornecerá duas semanas de licença médica remunerada por doença para os afetados pelo vírus. As empresas receberão um crédito fiscal para ajudar a cobrir as despesas.

Os trabalhadores também poderão tirar até três meses de licença não remunerada se estiverem em quarentena ou precisarem cuidar de familiares doentes.

O projeto expandirá programas de seguridade social que ajudam as pessoas a enfrentar crises econômicas, incluindo idosos com dificuldades para sair de casa e alunos de baixa renda que correm o risco de perder acesso ao café da manhã e almoço gratuitos se suas escolas estiverem fechadas.

Democratas e republicanos trabalharam para encontrar um terreno comum depois de terem aprovado rapidamente um projeto de lei de 8,3 bilhões de dólares, na semana passada, para financiar pesquisas de vacinas e outras medidas de combate à doença.

Trump declarou emergência nacional na sexta-feira, liberando 50 bilhões de dólares em ajuda federal.

(Reportagem adicional de Makini Brice e Richard Cowan)