Topo

Esse conteúdo é antigo

Colômbia entrará em isolamento por 19 dias para conter expansão do coronavírus

Policiais patrulham rua vazia em Bucaramanga, na Colômbia - STRINGER
Policiais patrulham rua vazia em Bucaramanga, na Colômbia Imagem: STRINGER

21/03/2020 13h58

Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) - A Colômbia entrará em quarentena a partir da meia-noite de terça-feira, por 19 dias, em um esforço extremo para manter a população em casa e conter a expansão do coronavírus, anunciou o presidente Iván Duque na sexta-feira.

O país de 50 milhões de habitantes relatou até o momento 158 pessoas infectadas pelo Covid-19.

"Tomamos decisões drásticas, mas urgentes, para proteger a saúde dos colombianos", disse Duque, em discurso pela rádio e televisão. "Nas próximas semanas, temos a oportunidade coletiva de desacelerar o coronavírus".

"No desenvolvimento do Estado de Emergência, aplicaremos o isolamento preventivo obrigatório para todos os colombianos, entre a próxima terça-feira, 24 de março, às 23h59, até segunda-feira, 13 de abril, à meia-noite", especificou o presidente.

Líderes políticos e tribunais superiores têm pedido insistentemente que Duque decretasse um confinamento obrigatório.

A Colômbia, que previamente declarou estado de emergência e fechou fronteiras terrestres, marítimas e fluviais, decidiu proibir, a partir de segunda-feira, a entrada de estrangeiros e cidadãos nacionais que viessem de outros países, e também cancelou todos os voos internacionais por 30 dias.

Além disso, ordenou que pessoas com mais de 70 anos permanecessem em suas casas até o fim de maio, suspendeu aulas em colégios e universidades, e proibiu shows com grandes públicos.

Embora Duque não tenha revelado detalhes, a ordem de isolamento contempla exceções para médicos, enfermeiros, efetivos das Forças Armadas, trabalhadores de empresas de segurança, supermercado e farmácias para garantir o abastecimento de alimentos e medicinas, disseram fontes do governo.