Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade galesa esvaziada pelo coronavírus é ocupada por bodes

Cidade galesa de Llandudno é esvaziada pelo coronavírus e ocupada por bodes - Christopher Furlong/Getty Images
Cidade galesa de Llandudno é esvaziada pelo coronavírus e ocupada por bodes Imagem: Christopher Furlong/Getty Images

Carl Recine e Estelle Shirbon

em Llandudno (País de Gales) e Londres (Inglaterra)

31/03/2020 20h20

Um rebanho de bodes de caxemira invadiu uma estância litorânea do País de Gales depois que uma interdição do coronavírus deixou suas ruas desertas.

Os animais, que normalmente vagam livres em um pontal próximo que se projeta no Mar da Irlanda, foram perambular em Llandudno, onde passaram os últimos três dias se refestelando em cercas vivas e flores nos jardins.

Como outros países afetados pela crise global de coronavírus, o Reino Unido impôs medidas rigorosas de distanciamento social, incluindo o fechamento de lojas e escolas, e as autoridades estão pedindo a todos que fiquem em casa, exceto para viagens essenciais.

Vendo as ruas de Llandudno anormalmente tranquilas, os bodes têm tido liberdade para vaguear despreocupados.

A conselheira municipal Carol Marubbi disse que normalmente os bodes não entram na cidade, a menos que o clima esteja péssimo, mas que provavelmente perceberam que algo incomum estava acontecendo por haver tão poucas pessoas por perto.

"Acho que provavelmente eles estão se sentindo um pouco solitários e vieram dar uma olhada", disse ela à Reuters por telefone.

Os bodes de caxemira vivem no pontal de Great Orme desde os dias da rainha Vitória, quando a espécie se tornou popular no Reino Unido devido a uma moda de xales feitos com sua lã suave de cashmere.

Marubbi disse que o rebanho de cerca de 150 bodes, alguns dos quais tiveram filhotes em fevereiro, é uma atração local bem conhecida e que a maioria dos moradores não se importa que eles mordisquem suas cercas vivas.