Topo

Esse conteúdo é antigo

Entidades pedem ao STF suspensão do protocolo da cloroquina contra covid-19

Imagem ilustrativa de remédio (cloroquina) para o novo coronavírus  - Getty Images / iStockphoto
Imagem ilustrativa de remédio (cloroquina) para o novo coronavírus Imagem: Getty Images / iStockphoto

Eduardo Simões

em Brasília

28/05/2020 22h24

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos pediu hoje, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a suspensão imediata do protocolo do Ministério da Saúde que permite o uso da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, mesmo para casos leves da doença.

No pedido, segundo nota, os autores argumentam que é crescente o número de estudos que apontam não haver benefício no uso dessa classe de drogas e citam publicação recente da revista The Lancet "apontando a ineficácia do medicamento e o aumento de riscos à vida dos pacientes".

Para a advogada Juliana Vieira dos Santos, a medida é necessária, uma vez que todo o protocolo apresentado pelo Ministério da Justiça não encontra respaldo científico.

"Os estudos mais sérios até agora já feitos, seguindo todas as diretrizes médicas e científicas, mostraram que além de não ter eficácia comprovada contra a covid-19, o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina pode acarretar no aumento do risco de morte das pessoas que apresentam comorbidades e maior vulnerabilidade à doença", afirma a sócia do escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados, que assina a peça.

A mudança do protocolo ocorreu após pressão do presidente Jair Bolsonaro e foi uma das causas da saída de Nelson Teich do comando do Ministério da Saúde.