Topo

Esse conteúdo é antigo

É absurdo e vergonhoso que estátua de Churchill corra risco de ataque, diz Johnson

"Não podemos tentar editar ou censurar nosso passado", disse Boris Johnson - Isabel Infantes/AFP
"Não podemos tentar editar ou censurar nosso passado", disse Boris Johnson Imagem: Isabel Infantes/AFP

Kate Holton e Elizabeth Piper

Em Londres (Reino Unido)

12/06/2020 09h45

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, lamentou hoje que uma estátua de Winston Churchill esteja sob risco de ataque de manifestantes.

"É absurdo e vergonhoso que esse monumento nacional esteja hoje sob risco de ataques de manifestantes violentos", escreveu o líder britânico em seu perfil no Twitter.

No último domingo (7), manifestantes escreveram a frase 'ele era racista' em uma estátua de Churchill no centro de Londres. Hoje, o monumento se encontra cercado por placas.

No mesmo dia, manifestantes em Bristol derrubaram a estátua de Edward Colston, um comerciante de escravos, e a jogaram em um rio.

Estátuas de personalidades históricas consideradas racistas têm sido alvo de ataques de manifestantes antirracistas em meio a onda de protestos pela morte de George Floyd, um segurança negro que foi asfixiado por um policial branco nos Estados Unidos.

Johnson disse que Churchill "às vezes expressou opiniões que eram e são inaceitáveis para nós hoje, mas ele era um herói e merece plenamente seu memorial".

"Agora não podemos tentar editar ou censurar nosso passado. Não podemos fingir que temos uma história diferente", finalizou o primeiro-ministro, pedindo que as pessoas evitem os protestos planejados para este fim de semana.

Primeiro-ministro britânico durante a Segunda Grande Guerra (1940-1945), Churchill é apontado como racista devido à supressão que fez aos movimentos que pediam a independência da Índia, na época uma colônia britânica, e seus comentários supremacistas.