Topo

Esse conteúdo é antigo

Justiça arquiva inquérito sobre supostos mandantes de atentado a Bolsonaro

9.jun.2020 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após o fim da 34ª Reunião do Conselho de Governo Ministerial - Frederico Brasil/Futura Press/Estadão Conteúdo
9.jun.2020 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após o fim da 34ª Reunião do Conselho de Governo Ministerial Imagem: Frederico Brasil/Futura Press/Estadão Conteúdo

16/06/2020 19h55Atualizada em 16/06/2020 20h26

A Justiça Federal de Minas Gerais determinou hoje o arquivamento do inquérito que apurava supostos mandantes no atentado à faca cometido por Adélio Bispo de Oliveira contra o então candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (sem partido), em 6 de setembro de 2018 em Juiz de Fora (MG).

A decisão do juiz Bruno Savino ocorre após tanto o Ministério Público Federal quanto a Polícia Federal terem concluído que o autor do atentado concebeu, planejou e executou sozinho a ação contra Bolsonaro em plena campanha eleitoral.

Na decisão, o magistrado se valeu do entendimento do MPF de que foram esgotadas todas as diligências possíveis na investigação, exceto a análise do conteúdo do aparelho celular do advogado de Adélio — esse ponto está pendente de uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre se permite ou não o acesso.

"Acolho a promoção de arquivamento apresentada pelo Ministério Público Federal, com fundamento nas próprias razões lançadas na petição ministerial, e determino o arquivamento do presente Inquérito Policial de n. 0503/2018, nos termos do art. 18 do CPP, de modo que seja possibilitado o seu desarquivamento na hipótese do surgimento de novos elementos informativos", disse Savino na decisão.

A decisão da Justiça após as investigações feitas pela PF e pelo MPF contrariam o que Bolsonaro tem dito em entrevistas públicas, de que outras pessoas tiveram envolvimento no crime. O presidente sempre se queixou das investigações do caso — no mês passado, defendeu novas apurações.

Contudo, o superintendente da PF em Minas Gerais, Cairo Costa Duarte, afirmou — em depoimento no inquérito que investiga a suposta tentativa de interferência política do presidente na corporação — que o presidente não manifestou qualquer insatisfação com as investigações sobre o atentado nas duas vezes em que se reuniu com ele.