Topo

Esse conteúdo é antigo

Não há segunda onda de coronavírus, diz assessor econômico da Casa Branca

Casa Branca, nos Estados Unidos - Unsplash
Casa Branca, nos Estados Unidos Imagem: Unsplash

De Lisa Lambert e Susan Heavey

Em Washington (Estados Unidos)

22/06/2020 11h25

O assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, disse hojez que não há uma segunda onda da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos, embora haja alguns surtos em Estados como a Flórida, e é improvável que ocorram paralisações generalizadas por todo o país.

"Existem alguns pontos críticos. Estamos trabalhando nisso", disse Kudlow em entrevista à CNBC. "Agora sabemos como lidar com essas coisas. Já percorremos um longo caminho desde o inverno (no Hemisfério Norte) passado e não há segunda onda vindo."

Cidades e Estados de todo o país emitiram ordens restritivas de distanciamento social e de trabalho de casa para tentar retardar a propagação da infecção respiratória, mantendo os consumidores fora das lojas e aumentando as demissões.

Depois, quando os casos e as mortes se estabilizaram ou caíram em alguns lugares e as restrições começaram a ser relaxadas, Estados como o Arizona e a Flórida registraram um número recorde de novos casos, gerando temores sobre outra interrupção na atividade econômica.

Embora o Congresso dos EUA já tenha aprovado três planos de gastos para apoiar a economia e combater o novo coronavírus, está trabalhando em outro acordo com a Casa Branca, que Kudlow disse que poderia ser alcançado ao final do verão (no Hemisfério Norte).

O tamanho do novo pacote, chamado de "Fase 4", ainda não foi determinado, e pode incluir ajuda estadual e local, disse Kudlow. Em geral, disse Kudlow, ele gostaria que qualquer projeto de assistência seja direcionado para incentivos econômicos de longo prazo.