Topo

Pence diz que EUA estão em "situação melhor", apesar de avanço do coronavírus em 16 Estados

26/06/2020 16h01

WASHINGTON (Reuters) - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, expressou otimismo a respeito da pandemia de coronavírus nesta sexta-feira, dizendo que atualmente 34 Estados mostram uma medida de números de casos novos em estabilização, mas incentivou as pessoas a manterem o distanciamento social e outras estratégias para ajudar a conter a disseminação do vírus.

Na primeira coletiva de imprensa da força-tarefa contra o coronavírus em meses, Pence disse que 16 Estados estão testemunhando um aumento de infecções e que o governo federal está concentrado na elevação de casos no sul do país.

"Conforme vemos casos novos aumentando, e os estamos rastreando com muito cuidado, pode haver uma tendência entre o povo americano de pensar que voltamos àquela situação em que estávamos dois meses atrás, que estamos em um momento de grandes perdas e grande aflição para o povo americano. A realidade é que estamos em uma situação muito melhor", disse Pence.

"A verdade é que de fato desaceleramos a disseminação. De fato achatamos a curva", acrescentou.

Em cerca de quatro meses, mais de 2,4 milhões de pessoas tiveram testes positivos para o coronavírus nos EUA e mais de 124 mil morreram de Covid-19, a doença causada pelo vírus.

Pence também incentivou as pessoas a seguirem as orientações locais, estaduais e federais sobre a contenção do vírus, dizendo que devem evitar tocar o rosto, desinfectar-se com frequência, lavar as mãos, ficar em casa quando se sentirem doentes e praticar o distanciamento social.

(Por Alexandra Alper e Susan Heavey; reportagem adicional de Daphne Psaledakis)