Topo

Esse conteúdo é antigo

Merkel faz primeira aparição pública usando máscara contra o coronavírus

3.jul.2020 - A chanceler alemã, Angela Merkel, faz primeira aparição pública usando uma máscara no rosto, em Berlim (Alemanha) - Florian Gaertner/Photothek via Getty Images
3.jul.2020 - A chanceler alemã, Angela Merkel, faz primeira aparição pública usando uma máscara no rosto, em Berlim (Alemanha) Imagem: Florian Gaertner/Photothek via Getty Images

Joseph Nasr

Berlim

03/07/2020 09h20

A chanceler alemã, Angela Merkel, fez sua primeira aparição pública usando uma máscara hoje, depois de reprovar acusações de hipocrisia no início desta semana por não usar o equipamento de proteção.

Merkel entrou no Bundesrat, a câmara alta do Parlamento, usando uma máscara preta marcada com EU2020.de, um site dedicado à presidência alemã à frente da União Europeia durante seis meses, iniciada em 1º de julho.

Merkel, cujo governo tornou obrigatório o uso de máscaras em alguns locais públicos, foi questionada por uma jornalista em uma entrevista coletiva na segunda-feira por nunca ter sido vista usando uma máscara em público.

A chanceler, que é conhecida por acompanhar de perto as pesquisas de opinião, respondeu que não precisava usar uma máscara quando cumpria as regras de distanciamento social, mas que o fazia em situações como saídas de casa para fazer compras, longe dos olhares do público.

"Mas eu não vou te dizer onde eu vou fazer compras", disse ela com um sorriso.

Merkel foi elogiada por sua resposta à crise do novo coronavírus e seus índices de aprovação aumentaram.

A maior economia da Europa resistiu à pandemia de covid-19 melhor do que a maioria de seus vizinhos, ajudada por medidas de quarentena relativamente brandas que permitiram que algumas atividades sociais e industriais continuassem durante os meses de pico da epidemia, além de pacotes de resgate e estímulo maciços.