Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade na região chinesa da Mongólia Interior alerta sobre caso suspeito de peste bubônica

Yersinia Pestis, a bactéria da peste bubônica - Getty Images
Yersinia Pestis, a bactéria da peste bubônica Imagem: Getty Images

Min Zhang

Da Reuters, em Pequim

05/07/2020 12h33

Autoridades de uma cidade da região chinesa da Mongólia Interior emitiram um alerta neste domingo, um dia depois que um hospital relatou um caso de suspeita de peste bubônica.

O comitê de saúde da cidade de Bayan Nur emitiu o alerta de terceiro nível, o segundo mais baixo de um sistema de quatro níveis.

O alerta proíbe a caça e o consumo de animais que possam levar a peste e pede ao público que relate quaisquer casos suspeitos de peste ou febre sem causas claras e que denuncie qualquer marmota doente ou morta.

O alerta deste domingo se segue a quatro casos relatados de peste em pessoas da Mongólia Interior em novembro passado, incluindo dois de peste pneumônica, uma variante mais mortal da peste.

A peste bubônica, conhecida como "Peste Negra" na Idade Média, é uma doença altamente infecciosa e frequentemente fatal que se espalha principalmente por roedores.

Casos de peste não são incomuns na China, mas surtos têm se tornado cada vez mais raros. De 2009 a 2018, a China registrou 26 casos e 11 mortes.