Topo

Esse conteúdo é antigo

China critica resposta dos EUA à lei de segurança de Hong Kong: 'Lógica de gângster'

Bandeiras dos EUA e da China em Xangai, por ocasião de encontro de delegação comercial norte-americana com autoridades chinesas - Aly Song
Bandeiras dos EUA e da China em Xangai, por ocasião de encontro de delegação comercial norte-americana com autoridades chinesas Imagem: Aly Song

Jessie Pang e Yanni Chow

Da Reuters, em Hong Kong

16/07/2020 12h03

A China acusou os Estados Unidos de praticar uma "lógica de gângster" depois que o presidente Donald Trump ordenou o fim do status especial de Hong Kong sob a lei norte-americana em reação à imposição por Pequim de uma nova legislação de segurança à ex-colônia britânica.

O Escritório de Ligação de Pequim no polo financeiro disse que a medida só prejudicará os interesses dos EUA, tendo pouco impacto em Hong Kong.

"A interferência insensata e as ameaças desavergonhadas dos Estados Unidos são uma lógica de gângster típica e um comportamento assediador", disse o escritório em um comunicado emitido na noite de quarta-feira.

A lei pune o que Pequim define de maneira abrangente como atos de secessão, subversão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras até com prisão perpétua.

Críticos da lei temem que ela acabe com as liberdades amplas prometidas a Hong Kong depois que esta voltou ao controle chinês em 1997, e apoiadores dizem que ela trará estabilidade depois de um ano de protestos antigoverno e anti-China às vezes violentos.

Nesta semana, uma geração mais jovem e desafiadora de democratas de Hong Kong obteve a maioria dos votos nas eleições primárias extraoficiais da cidade, que muitos viram como um voto de protesto contra a lei de segurança.

A votação foi organizada pelo campo pró-democracia para escolher candidatos para a eleição do Conselho Legislativo, ou miniparlamento, de 70 cadeiras.

A China alertou que ela pode ter violado a nova lei. Ontem, o ex-parlamentar Au Nok-hin disse que não será mais um dos organizadores do pleito do final de semana em meio a acusações da China.

Já nesta quinta-feira, outro organizador, Andrew Chiu, do Partido Democrático, disse que seu trabalho está encerrado e que não coordenará mais a campanha eleitoral para o Conselho Legislativo.

"Depois de analisar opiniões diferentes cuidadosamente... gostaria de me afastar do trabalho de coordenação", escreveu ele no Facebook.

Hoje mais cedo, a polícia prendeu um jovem de 17 anos por assembleia ilegal e um de 19 anos por obstruir o trabalho policial no dia 1º de julho, quando centenas de pessoas foram presas em protestos contra a nova lei de segurança.

Na terça-feira, Trump assinou um decreto presidencial para acabar com o tratamento econômico preferencial de Hong Kong, o que lhe permite impor sanções e restrições de vistos a autoridades e instituições financeiras chinesas envolvidas na imposição da lei.

A China ameaçou adotar sanções retaliatórias e convocou o embaixador dos EUA para protestar.