Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Brasil prevê 140 milhões de doses de vacinas no 1º semestre de 2021

Total se refere a 40 milhões de doses por meio do mecanismo Covax e 100 milhões de doses da vacina em desenvolvimento pela AstraZeneca - Motortion/iStock
Total se refere a 40 milhões de doses por meio do mecanismo Covax e 100 milhões de doses da vacina em desenvolvimento pela AstraZeneca Imagem: Motortion/iStock

Pedro Fonseca

Da Reuters, no Rio

08/10/2020 19h49

O governo federal estima que terá 140 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus disponíveis para aplicar na população no primeiro semestre do ano que vem, somando o contrato com a farmacêutica britânica AstraZeneca e a participação do país no programa global Covax Facility, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira.

De acordo com o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, o Brasil optou por adquirir doses para vacinar 20,2 milhões de pessoas por meio do mecanismo Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de já ter acertado a aquisição de 100 milhões de doses da vacina em desenvolvimento pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

No total, serão 40,4 milhões de doses obtidas através do Covax, uma vez que serão duas doses por paciente, explicou.

O governo federal editou uma medida provisória destinando 1,9 bilhão de reais para a vacina de Oxford/AstraZeneca, que terá produção nacional no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e posteriormente outra MP destinando crédito de 2,5 bilhões para adesão ao Covax.

Segundo o governo, a primeira parcela da adesão ao Covax foi paga nesta quinta-feira, no valor de R$ 830,9 milhões. A iniciativa acompanha o desenvolvimento de várias possíveis vacinas contra a covid-19, com o intuito de garantir uma ampla distribuição do imunizante globalmente quando disponível.

Além das vacinas negociadas pelo Ministério da Saúde, o Instituto Butantan, do governo de São Paulo, está produzindo uma outra vacina em parceira com a empresa chinesa Sinovac Biotech.

O secretário reiterou que a expectativa do governo é iniciar a vacinação da população no primeiro trimestre do ano que vem, mas reconheceu que pode haver atrasos no cronograma uma vez que nenhuma vacina foi aprovada até o momento e todas as candidatas ainda estão sendo testadas.