Topo

American Airlines planeja retomar voos com Boeing 737 Max até fim do ano

Um Boeing 737 Max na fábrica da Boeing, em Renton, nos EUA - Ruth Fremson/The New York Times
Um Boeing 737 Max na fábrica da Boeing, em Renton, nos EUA Imagem: Ruth Fremson/The New York Times

18/10/2020 15h38

WASHINGTON (Reuters) - O American Airlines Group planeja retomar o uso de jatos Boeing 737 Max em serviço de voos de passageiros até o final deste ano, dependendo da certificação da aeronave pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), informou a empresa neste domingo.

A companhia aérea disse que operará um voo diário 737 Max entre Miami e Nova York de 29 de dezembro a 4 de janeiro, com voos disponíveis para reserva a partir de 24 de outubro.

"Continuamos em contato com a FAA e a Boeing sobre o processo de certificação e continuaremos atualizando nossos planos com base na data de certificação da aeronave", disse a empresa em comunicado.

Neste domingo a FAA reiterou em comunicado que não tem prazo para aprovar o retorno da aeronave ao serviço e disse que "suspenderá a ordem para manutenção das aves no solo somente depois que os especialistas em segurança da FAA estiverem satisfeitos com a conclusão de que a aeronave atende aos padrões de certificação."

O modelo Boeing 737 MAX está proibido de voar nos EUA desde março de 2019, depois que dois acidentes fatais mataram 346 pessoas. A FAA esperava reverter sua ordem de suspensão em meados de novembro, disseram à Reuters anteriormente fontes informadas sobre o assunto, mas a data ainda pode ser descartada.

A American Airlines disse que avisará aos clientes que estão voando em um 737 MAX.

A FAA no início de outubro emitiu relatório preliminar sobre os procedimentos de treinamento revisados para o MAX, que está aberto para comentários públicos até 2 de novembro.

(Por Ann Maria Shibu, em Bengaluru, e David Shepardson, em Washington)