Topo

Esse conteúdo é antigo

Nos últimos dias de campanha, Trump critica os que lutam contra o coronavírus

31/10/2020 12h50

Por Andy Sullivan

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está dedicando os últimos dias de sua campanha à reeleição para criticar autoridades públicas e profissionais da área médica que tentam combater a pandemia de coronavírus, mesmo com o aumento recente de casos e mortes nos EUA.

Em campanha no Meio-Oeste na sexta-feira, Trump fez um discurso em que promete uma retomada econômica e uma vacina para combater a covid-19, que está pressionando os hospitais e causando a morte de até 1.000 pessoas por dia nos Estados Unidos.

Mas ele também dirigiu ataques ao rival na eleição de terça-feira, o democrata Joe Biden.

Trump disse falsamente que os médicos ganham mais dinheiro quando seus pacientes morrem da doença, intensificando suas críticas anteriores a especialistas médicos como o dr. Anthony Fauci, maior especialista em doenças infecciosas do país.

O presidente criticou as autoridades democratas em Minnesota por impor regras de distanciamento social que limitaram seu comício a 250 pessoas. "É uma coisa pequena, mas uma coisa horrível", disse ele.

As pesquisas de opinião mostram Trump atrás de Biden nacionalmente, mas com uma disputa mais acirrada nos Estados-chave que decidirão a eleição. Os eleitores apontam o coronavírus como sua principal preocupação.

Biden, por sua vez, acusou Trump de desistir da luta contra a doença, que já matou quase 229 mil pessoas nos Estados Unidos.

(Reportagem adicional de Tim Reid)