Topo

Armazenamento refrigerado pode dificultar vacinas de Pfizer e Moderna, diz Fauci

Anthony Fauci em Washington -
Anthony Fauci em Washington

11/11/2020 14h03

O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse nesta quarta-feira que será um desafio distribuir vacinas que usam tecnologia baseada em RNA mensageiro em países em desenvolvimento, devido às necessidades de armazenamento refrigerado.

Os comentários foram feitos dias depois de a Pfizer dizer que sua vacina experimental para Covid-19 é mais de 90% eficaz com base nos resultados dos testes iniciais, e que espera entrar com pedido de autorização para uso de emergência nos Estados Unidos neste mês.

A possível vacina usa RNA mensageiro sintético para ativar o sistema imunológico contra o vírus, e precisa ser mantida a uma temperatura de -70 graus Celsius.

"Há desafios da cadeia de frio por assim dizer. Em um país como o Reino Unido e os Estados Unidos, podemos enfrentá-los e ainda seria um desafio. Mas, provavelmente, será muito mais desafiador em países em desenvolvimento", disse Fauci na conferência global de farmácia e biotecnologia do Financial Times.

A vacina experimental da Moderna, que está a caminho de relatar os primeiros dados de um ensaio clínico em estágio final no final deste mês, também usa tecnologia de RNA mensageiro e precisa ser armazenada a -20 graus Celsius.

"É por isso que, quando elaboramos nosso plano, queremos ter uma diversidade do que chamamos de plataformas de vacina. Não é apenas RNA mensageiro... há três plataformas distintas que estão sendo analisadas nos Estados Unidos", disse Fauci.