Topo

Esse conteúdo é antigo

Macron diz que imagens de agressão policial a homem negro são vergonhosas para a França

27.nov.2020 - Jornais estampam o rosto do produtor musical Michel Zecler, violentamente agredido no sábado passado por policiais em Paris. As cenas foram captadas pelo circuito interno de câmeras de vídeo de um estúdio de música - RFI
27.nov.2020 - Jornais estampam o rosto do produtor musical Michel Zecler, violentamente agredido no sábado passado por policiais em Paris. As cenas foram captadas pelo circuito interno de câmeras de vídeo de um estúdio de música Imagem: RFI

Sudip Kar-Gupta e Dominique Vidalon

Da Reuters, em Paris (França)

27/11/2020 20h36

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse hoje que as imagens que mostram a polícia de Paris espancando um produtor musical negro são vergonhosas para o país e que o governo terá de encontrar uma maneira para restaurar a confiança do público na força policial.

Promotores investigam a prisão violenta de Michel Zecler, que disse ter sido agredido racialmente pelos policiais, após divulgação pela CCTV de filmagem do incidente. A própria polícia também investiga o caso.

Quatro policiais foram detidos para interrogatório como parte da investigação, informou a promotoria de Paris.

O espancamento na entrada de um prédio foi capturado em circuito interno de televisão e imagens de telefones celulares, que circularam amplamente online e chegaram às manchetes por toda a Europa.

"As imagens que todos vimos da agressão contra Michel Zecler são inaceitáveis, são vergonhosas para todos nós. A França nunca deveria permitir violência ou brutalidade, não importa de onde venha. A França nunca deveria deixar que o ódio ou o racismo prosperem", disse Macron em uma nota em sua página do Facebook.

Ele acrescentou que a polícia deveria ser exemplar. "Aqueles cujo trabalho é aplicar a lei devem respeitar a lei", afirmou ele, acrescentando que pediu ao governo que tome medidas urgentes para restaurar a confiança na polícia.