Topo

OMS espera ter 500 milhões de doses de vacina por esquema Covax no 1º tri de 2021

OMS espera ter 500 milhões de doses de vacina por esquema Covax no 1º tri de 2021 - Wikimedia Commons
OMS espera ter 500 milhões de doses de vacina por esquema Covax no 1º tri de 2021 Imagem: Wikimedia Commons

04/12/2020 18h01

A Organização Mundial da Saúde espera ter meio bilhão de doses de vacinas contra covid-19 disponíveis para distribuição pela iniciativa global Covax no primeiro trimestre de 2021, afirmou hoje sua cientista-chefe.

Até o momento, 189 países aderiram ao programa Covax, que é apoiado pela OMS e visa garantir a distribuição equitativa das vacinas. Os Estados Unidos não estão entre eles, tendo fechado acordos bilaterais.

O plano inicial da Covax é vacinar 20% das populações de maior risco, incluindo profissionais de saúde e pessoas com mais de 65 anos.

"A meta é obter pelo menos 2 bilhões de doses até o final de 2021, o que será suficiente para vacinar 20% das populações dos países que fazem parte da Covax?, disse a cientista-chefe Soumya Swaminathan em entrevista coletiva em Genebra.

Isso seria suficiente para "pôr fim à fase aguda da pandemia", reduzindo a mortalidade e o impacto nos sistemas de saúde, segundo ela.

?Nossa meta, nossa esperança é que no primeiro trimestre de 2021 tenhamos cerca de meio bilhão de doses disponíveis para serem distribuídas entre os países, de forma justa?, disse Swaminathan.

"Assim, os países podem começar a esperar doses no final do primeiro trimestre de 2021. Alguns países podem começar mais cedo, é provável, possível, que possamos ter algum aprendizado entrando mais cedo em alguns países", declarou ela, sem entrar em detalhes.

A Covax é co-liderada pela aliança de vacinas Gavi, a OMS e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi).