Topo

Esse conteúdo é antigo

Espécies novas e redescobertas são encontradas em área andina intocada da Bolívia

A expedição pelos Andes bolivianos foi liderada por grupo ambientalista e pelo governo da capital La Paz - Monono
A expedição pelos Andes bolivianos foi liderada por grupo ambientalista e pelo governo da capital La Paz Imagem: Monono

15/12/2020 16h40

Uma expedição científica no alto dos Andes bolivianos revelou 20 espécies novas, incluindo um "sapo liliputiano" e quatro espécies que se acreditava estarem extintas, como o "sapo de olho endiabrado", anunciou a Conservation International.

A expedição foi liderada pelo grupo ambientalista e pelo governo da capital La Paz. Ela incluiu 17 cientistas que foram a Chawi Grande, uma localidade que pertence à comunidade indígena huaylipaya e fica próxima de La Paz.

"A descoberta notável de espécies que se pensava extintas, especialmente tão perto da cidade de La Paz, ilustra como o desenvolvimento sustentável que adota a conservação da natureza pode garantir a proteção de longo prazo da biodiversidade", disse a Conservation International em um comunicado.

O sapo liliputiano mede somente 10 milímetros de comprimento, o que faz dele um dos menores anfíbios do mundo.

Quatro espécies novas de borboletas também foram descobertas, entre elas duas da "borboleta marca de metal", que se alimenta do néctar das flores em áreas abertas e clareiras de florestas.

Descobriu-se que o "sapo de olho endiabrado, que antes só era conhecido por um único espécime observado mais de 20 anos atrás, é relativamente abundante na floresta nublada", disse o grupo.

Também foi redescoberta a "Alzatea verticillata", uma pequena árvore florescente que era conhecida devido a um único registro da Bolívia e foi encontrada na expedição depois de 127 anos.