Topo

Esse conteúdo é antigo

Mortes diárias por covid-19 voltam a superar 3 mil nos Estados Unidos

Total de 16,7 milhões de infecções representa cerca de 5% da população norte-americana - iStock
Total de 16,7 milhões de infecções representa cerca de 5% da população norte-americana Imagem: iStock

Por Susan Heavey

16/12/2020 15h57

As mortes diárias causadas pela covid-19 passaram de 3 mil pela terceira vez em uma semana nos Estados Unidos, mas o Congresso avançou rumo à aprovação de um pacote de auxílio financeiro longamente aguardado e o programa de vacinação em expansão do país ofereceu alguma esperança.

A cifra de 3.102 mortes de ontem, a terceira mais elevada desde o início da pandemia, elevou o número acumulado de fatalidades do país a 304.187, de acordo com uma contagem da Reuters. O total de 16,7 milhões de infecções representa cerca de 5% da população norte-americana.

As inoculações da vacina contra covid-19 recém-aprovada entraram em seu terceiro dia nesta quarta-feira e se destinam a médicos, enfermeiros e outros profissionais da linha de frente, assim como a moradores e funcionários de casas de repouso.

A vacina, desenvolvida pela Pfizer e pela parceira alemã BioNTech, obteve uma autorização de uso emergencial na sexta-feira, e uma segunda vacina da Moderna pode obtê-la igualmente nesta semana.

Autoridades dos EUA almejam entregar 2,9 milhões de doses até o final da semana, mas vários meses se passarão até que as vacinas possam ser obtidas pelo público em geral.

Outras 2 milhões de doses da vacina da Pfizer e 5,9 milhões de doses da vacina da Moderna podem ser alocadas na semana que vem, disse o secretário norte-americano de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, em uma videoconferência com a imprensa nesta quarta-feira. Duas doses das vacinas, administradas com três ou quatro semanas de intervalo, serão necessárias para que cada pessoa seja imunizada.