Topo

Fiocruz adia entrega de doses de vacina da AstraZeneca para março após atraso de insumos

Fiocruz adia entrega de doses de vacina da AstraZeneca para março após atraso de insumos -                                 REUTERS/Dado Ruvic
Fiocruz adia entrega de doses de vacina da AstraZeneca para março após atraso de insumos Imagem: REUTERS/Dado Ruvic

19/01/2021 19h35

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) adiou do início de fevereiro para março a entrega das primeiras doses da vacina da AstraZeneca a serem produzidas no Brasil devido ao atraso na chegada do insumo farmacêutico ativo (IFA) da China, que era esperado para o início deste mês, mas que ainda não foi recebido.

A informação consta de ofício enviado pela Fiocruz ao Ministério Público Federal (MPF) no âmbito de apuração dos procuradores sobre o andamento dos trabalhos para a vacinação no país contra a Covid-19, informaram a Fiocruz e o MPF.

Inicialmente, a Fiocruz esperava entregar o primeiro 1 milhão de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford produzidas pela fundação entre 8 a 12 de fevereiro, mas esse calendário contava com a chegada em 9 de janeiro do insumo farmacêutico ativo (IFA) a ser importado da China.

No ofício, a Fiocruz informa que a chegada do IFA está prevista para 23 de janeiro e que estima que as primeiras doses serão disponibilizadas ao Ministério da Saúde no início de março.