Topo

Esse conteúdo é antigo

Portugal detecta primeiros casos da variante brasileira da covid-19, diz TV

Portugal detecta primeiros casos da variante brasileira da Covid-19, diz TV - Divulgação/Pixabay
Portugal detecta primeiros casos da variante brasileira da Covid-19, diz TV Imagem: Divulgação/Pixabay

10/02/2021 18h29

Os dois primeiros casos da nova variante brasileira do coronavírus foram detectados em Portugal nesta quarta-feira, informou a emissora SIC, duas semanas depois que todos os voos de e para o Brasil foram suspensos.

A SIC informou que ambos os casos da variante brasileira foram detectados na região de Lisboa e já tinham sido notificados às autoridades de saúde pela Unilabs, fornecedora privada de diagnósticos que realiza a maioria dos testes de coronavírus em Portugal.

O instituto de pesquisas em saúde pública do país Ricardo Jorge vai analisar as amostras da Unilab, segundo a SIC. A Unilabs não estava imediatamente disponível para comentar.

Os voos entre Portugal e Brasil foram suspensos de 29 de janeiro a 14 de fevereiro para evitar a propagação das variantes da Covid-19.

Apenas voos humanitários e de repatriação são permitidos, sendo os viajantes obrigados a apresentar um teste negtivo para Covid-19 feito 72 horas antes do embarque e fazer quarentena por 14 dias após a chegada a Portugal.

A variante brasileira compartilha algumas características com mutações altamente transmissíveis detectadas pela primeira vez no Reino Unido e na África do Sul, ambas já presentes em Portugal.