Topo

Esse conteúdo é antigo

Capitólio dos EUA entra em alerta para 1º discurso de Biden ao Congresso

Autoridades do distrito de Colúmbia pediram ao Pentágono que autorize o contingente da Guarda Nacional do distrito para ajudar a polícia local - Sarah Silbiger/The New York Times
Autoridades do distrito de Colúmbia pediram ao Pentágono que autorize o contingente da Guarda Nacional do distrito para ajudar a polícia local Imagem: Sarah Silbiger/The New York Times

Jonathan Landay

Em Washington

27/04/2021 09h22

O primeiro discurso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a uma sessão conjunta do Congresso amanhã acontecerá em um Capitólio em estado de alerta elevado, tendo em mente o ataque mortal de apoiadores de seu antecessor, Donald Trump, ao edifício no dia 6 de janeiro.

A plateia dentro do Capitólio será uma fração das centenas de membros do Congresso, juízes da Suprema Corte, autoridades de alto escalão do governo e convidados que costumam comparecer para permitir um distanciamento social maior em meio à pandemia de covid-19, que já matou mais de 572 mil norte-americanos.

Mas a segurança será maior do que o normal, mesmo para o que é designado oficialmente como um "Evento Especial de Segurança Nacional" a cargo do Serviço Secreto.

O edifício de domo branco ainda está cercado por uma cerca negra de malha de aço, e cerca de 2.250 soldados armados da Guarda Nacional de 18 Estados, mais o distrito de Colúmbia, estão de plantão na cidade — vestígios de uma força muito maior acionada depois que apoiadores de Trump invadiram o prédio quando o Congresso certificava a vitória eleitoral de Biden.

Cinco pessoas, incluindo um membro da polícia do Capitólio, morreram e dezenas de policiais se feriram nos confrontos com os agitadores.

Autoridades do distrito de Colúmbia pediram ao Pentágono que autorize o contingente da Guarda Nacional do distrito para ajudar a polícia local a lidar com quaisquer protestos contra Biden que coincidam com o discurso de amanhã.