Topo

Esse conteúdo é antigo

Número global de mortes por covid pode ser maior que dobro de dados oficiais, diz IHME

Universidade de Washington estima que pandemia pode ter causado quase 6,9 milhões de mortes em todo o mundo, mais que o dobro do número registrado oficialmente - Bruno Kelly/Reuters
Universidade de Washington estima que pandemia pode ter causado quase 6,9 milhões de mortes em todo o mundo, mais que o dobro do número registrado oficialmente Imagem: Bruno Kelly/Reuters

Dania Nadeem

06/05/2021 16h40Atualizada em 06/05/2021 18h08

A pandemia da covid-19 pode ter causado quase 6,9 milhões de mortes em todo o mundo, mais que o dobro do número registrado oficialmente, estimou uma nova análise do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME, na sigla em inglês) da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Muitas mortes não são notificadas porque a maioria dos países registra apenas aquelas que ocorreram em hospitais ou de pacientes com o diagnóstico confirmado, de acordo com o relatório

O IHME é uma organização independente de pesquisa em saúde que fornece medições comparativas dos problemas de saúde do mundo, e foi citado no passado pela Casa Branca. Os relatórios do instituto são observados de perto pelas autoridades de saúde pública internacionais.

O número oficial do óbitos por coronavírus está fortemente relacionado à quantidade de testes em cada país, disse o IHME.

"Se você não fizer muitos testes, você está mais suscetível a perder mortes por covid", disse Christopher Murray, diretor do IHME, a jornalistas.

O IHME estimou o total de óbitos por covid-19 comparando as mortes previstas por todas as causas, com base nas tendências pré-pandemia, com o número real de todas as mortes causadas durante a pandemia.

Nos Estados Unidos, a análise estimou mais de 905.000 mortes relacionadas à covid-19. Os números oficiais do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) apontavam para 575.491 mortes por coronavírus até quarta-feira.

O CDC não respondeu imediatamente a pedido da Reuters para comentar o relatório.

No caso do Brasil, o número estimado de óbitos é de 595.903. De acordo com o Ministério da Saúde, o país registra atualmente 414.399 mortes confirmadas pela covid.

O relatório do IHME inclui apenas as mortes causadas diretamente pelo vírus, não as mortes causadas pela sobrecarga nos sistemas de saúde e nas comunidades resultante da pandemia.

"Muitos países têm dedicado esforços excepcionais para medir o número de vítimas da pandemia, mas nossa análise mostra como é difícil rastrear com precisão uma doença infecciosa nova e de disseminação rápida", disse Murray.