Topo

Esse conteúdo é antigo

Sistema de agendamento de vacinação contra coronavírus do Japão entra em pane

Sistema de agendamento de vacinação contra coronavírus do Japão entra em pane - Carl Court/Getty Images
Sistema de agendamento de vacinação contra coronavírus do Japão entra em pane Imagem: Carl Court/Getty Images

Rocky Swift

12/05/2021 11h46Atualizada em 12/05/2021 12h44

Problemas técnicos causaram uma pane no sistema de agendamento de vacinação contra coronavírus do Japão nesta quarta-feira, aumentando a frustração com a reação do governo a novos surtos de infecções e com uma campanha de inoculação que críticos dizem estar terrivelmente lenta.

O sistema virtual de agendamento de vacinação caiu em muitos lugares, inclusive partes de Tóquio e Minoh, uma cidade do oeste, por causa de um problema global com o fornecedor de computação de nuvem norte-americano Salesforce.com, noticiou a emissora pública NHK.

O chefe de tecnologia da Salesforce, Parker Harris, disse no Twitter que a empresa está testemunhando um "grande transtorno", atualizando a informação mais tarde para dizer que a maior parte dos serviços foi restaurada.

"Agendar uma vacinação parece uma tarefa árdua para os idosos", escreveu o usuário do Twitter @obachan66972352. "Cogitem tornar possível se vacinar sem agendamento."

Um representante do escritório de vacinas do Ministério da Saúde do Japão não estava disponível de imediato ao ser contatado pela Reuters.

O ministério enfrentou diversos problemas técnicos no decorrer da pandemia, desde um aplicativo de rastreamento de contatos que deixou de comunicar uma informação vital a uma bases de dados complicada que profissionais de saúde ficaram relutantes em usar.

O Japão só inoculou 2,8% de sua população, a taxa mais baixa entre países ricos, apesar de uma meta governamental ambiciosa de administrar doses aos seus 36 milhões de idosos até julho, quando a Olimpíada deve começar em Tóquio.