Topo

Esse conteúdo é antigo

Protestos adiam inauguração da nova Assembleia Constituinte do Chile

4.jul.2021 - Manifestantes participam de protestos enquanto membros da assembléia constitucional realizam a primeira sessão para redigir uma nova constituição, em Santiago, Chile - Pablo Sanhueza/Reuters
4.jul.2021 - Manifestantes participam de protestos enquanto membros da assembléia constitucional realizam a primeira sessão para redigir uma nova constituição, em Santiago, Chile Imagem: Pablo Sanhueza/Reuters

Em Santiago

04/07/2021 14h52

Os trabalhos em prol da nova constituição do Chile tiveram um começo desfavorável hoje, após protestos dentro e fora do prédio e conflitos com a polícia forçarem o adiamento do evento.

Os problemas surgiram quando marchas organizadas por grupos independentes —de esquerda e indígenas, com delegados do órgão constitucional, assim como outros grupos de interesse— encontraram policiais fortemente armados comandando barricadas no lado de fora do antigo prédio do Congresso em Santiago, onde a cerimônia estava sendo realizada.

Houve brigas após alguns participantes tentaram superar as barreiras, o que levou a polícia a responder com gás lacrimogêneo e canhões de água.

Os delegados dentro do evento reclamaram com os organizadores pelas táticas duras da polícia, tambores e gritos abafando uma orquestra clássica jovem que tocava o hino nacional.

Entre exigências dos delegados para que as "repressoras" forças especiais da polícia se retirassem, a autoridade da corte eleitoral presidindo a cerimônia concordou em suspender o evento até o meio-dia.